Sites interessantes

Projeto Homem Virtual

O Homem Virtual é um projeto desenvolvido em 3D por uma equipe de designers, médicos e profissionais ligados à área da saúde. No site, é possível identificar as estruturas internas do organismo e analisar cada órgão do corpo humano.

http://www.projetohomemvirtual.com.br/

UOL Educação – Biologia

Disponibiliza resumos dos principais temas abordados pela disciplina.

http://educacao.uol.com.br/biologia/

Portal Biologia

Além de oferecer acesso a notícias atualizadas diariamente, você irá encontrar cursos online específicos da área e textos sobre biologia celular, biologia molecular, biotecnologia, clonagem, botânica, entre outros.

http://www.portalbiologia.com.br/biologia/principal/principal.asp

Toda Biologia

Informações sobre os diversos temas da Biologia. O site armazena textos e imagens sobre o corpo humano, doenças, animais, ecologia, vida vegetal, entre outros.

http://www.todabiologia.com/

Brasil Escola - Biologia

Ótima fonte de pesquisa. O site armazena trabalhos fornecidos por autores de obras de interesse acadêmico em geral.

http://www.brasilescola.com/biologia

Biologia – Profª Cynara

Página de professora Cynara Chemale Kessler, bióloga f pela UFSM e Mestre em Biociências pela PUC-RS. Atualmente atua no ensino fundamental e médio em escolas da rede pública e particular de Porto Alegre (RS).

http://www.cynara.com.br/

Gineco

Serviço de orientação médica sobre a Saúde da Mulher na Internet.

http://gineco.com.br/

Base Cromossômica da Hereditariedade

Interativo. O site aborda os principais aspectos e conceitos envolvidos com o estudo do núcleo celular e as bases cromossômicas da hereditariedade, por meio de ótimos textos, esquemas e animações.

www.virtual.epm.br/cursos/genetica/htm/base.htm

Biodidac

O site criou um banco de imagens digitais , animações em vídeos que podem ser usadas e adaptadas na hora de ensinar Biologia. Em inglês.

http://biodidac.bio.uottawa.ca/

Biologia Viva

Site de um professor carioca que oferece exercícios de biologia para download, direcionados para quem está prestando vestibular.

www.geocities.com/CollegePark/Residence/2326/biologia.htm

Excellence Access

Página educativa do National Health Museum, nos Estados Unidos, sobre saúde e biociência. Em inglês.

http://www.accessexcellence.org/

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis - IBAMA

Site que trata do ecossistema, fauna (com a lista de animais em extinção), flora, estações ecológicas, reservas biológicas, parques nacionais, reservas extrativistas além de projetos e educação ambiental.

http://www.ibama.gov.br/

Lixo.com

Um site para quem quer saber o que fazer com a parte reciclável do seu lixo.

http://www.lixo.com.br/

Mundo Sites – Biologia

No site é possível encontrar links para diversos sites sobre Biologia, meio ambiente, espécies de animais, preservação da natureza, corpo humano, fauna brasileira, mundo animal, ecologia, temas de vestibular e curiosidades de biologia.

http://www.mundosites.net/biologia/

Ciência Hoje

O Instituto Ciência Hoje (ICH) é uma organização social de interesse público sem fins lucrativos vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

http://cienciahoje.uol.com.br/materia/view

Unifesp

Site da Escola Paulista de Medicina disponibiliza uma série de materiais didáticos online: guias de auto-aprendizagem sobre saúde, que oferecem informações e orientações a estudantes e educadores.

www.virtual.unifesp.br/home/guias.php

Gene do quê?

Quando o genoma humano foi sequenciado, em 2001, começou uma caçada pelos genes que tornam cada um de nós um ser único. E também dos genes causadores de doenças.
A partir daí, foi uma lista interminável de genes, incluindo gene da obesidade, gene do envelhecimento, gene da imunodeficiência, gene do autismo, gene da calvície, gene da gagueira e até um "gene brasileiro" do glaucoma.
Os estudos também serviram para contrapor as ideias de raças, mostrando que grupos étnicos são formações sociais, e não genéticas. Mas também levaram a conclusões como a de que emoções dos pais são passadas para os filhos por meio dos genes.

Mistérios do ser humano

Mas agora os cientistas acabam de descobrir que a principal causa de sermos diferentes uns dos outros não está propriamente em nossos genes, mas em como nossos genes são regulados - ligados ou desligados, por exemplo.
O estudo, feito por pesquisadores do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL), em Heidelberg, na Alemanha, e das universidades de Yale e Stanford, nos Estados Unidos, acaba de ser publicado na revista Science.
Este é o primeiro estudo que compara genomas humanos completos, definindo quais as mudanças nos trechos de DNA que se situam entre os genes fazem a regulação gênica variar de uma pessoa para outra.
A descoberta muda a forma de pensar sobre nós mesmos e sobre nossas doenças que vinha sendo disseminada desde a chamada "revolução genômica", quando o sequenciamento do DNA chegou a ser visto como a chave final para desvendar os "mistérios do ser humano."

Sequenciamento genético

Os avanços tecnológicos nos últimos 10 anos foram tão grandes que os cientistas agora podem obter as sequências genéticas - o genoma - de várias pessoas em uma fração do tempo e por uma fração do custo que levou para desvendar o primeiro genoma humano.
Além disso, esses avanços agora permitem que os pesquisadores entendam como os genes são regulados nos seres humanos.
O grupo de cientistas, liderados por Jan Korbel e Michael Snyder, foi o primeiro a comparar genomas humanos sequenciados individualmente para procurar o que causa diferenças na regulação dos genes entre dez pessoas diferentes.
Eles se concentraram em regiões não-codificadoras, trechos do DNA que se encontram entre os genes e, ao contrário dos próprios genes, não possuem as instruções para produzir proteínas.
Essas sequências de DNA, que podem variar de pessoa para pessoa, podem funcionar como âncoras para que as proteínas reguladoras, conhecidas como fatores de transcrição, liguem-se à molécula de DNA para ligar ou desligar genes.

Diferenças entre seres humanos

Os cientistas descobriram que cerca de um quarto de todos os genes humanos são regulados de forma diferente de pessoa para pessoa.
Isto é mais do que as variações que existem entre os genes de um indivíduo para outro.
O estudo também revelou que muitas dessas diferenças no modo como as proteínas reguladoras funcionam devem-se a mudanças nas sequências de DNA às quais elas se ligam.
Em alguns casos, estas mudanças podem estar na diferença de uma única letra do código genético, enquanto em outros pode haver uma alteração em uma grande seção do DNA.

Diferenças inexplicáveis

Mas, surpreendentemente, os cientistas descobriram um número ainda maior de variações que não podem ser facilmente explicáveis.
Eles levantaram a hipótese de que algumas destas diferenças por enquanto inexplicáveis podem surgir se as proteínas reguladoras não agirem sozinhas, mas interagirem umas com as outras.
"Nós desenvolvemos uma nova abordagem que nos permitiu identificar casos onde a capacidade de uma proteína para ligar ou desligar um gene pode ser afetada pela interação com outra proteína ancorada em uma área próxima do genoma," explica Korbel. "Com isso, nós podemos começar a compreender onde tais interações acontecem, sem ter que estudar cada proteína reguladora individualmente."

"Genismo"

Os cientistas descobriram que, mesmo que diferentes pessoas possuam cópias idênticas de um gene - o ORMDL3 por exemplo, um gene que se sabe estar envolvido na asma em crianças - a maneira como as células de cada uma dessas pessoas regulam esse gene pode variar.
Isto é um verdadeiro balde de água fria nas divulgações de pesquisas que apregoam os "genes disso" ou "gene daquilo". Não é apenas possuir ou não um determinado gene ativado ou não que importa - a forma como ele é regulado pode fazer uma enorme diferença entre os indivíduos.
"Nossos resultados podem ajudar a mudar a maneira como nós pensamos sobre nós mesmos e sobre as doenças, assim como sobre a procura por genes de doenças," afirma Snyder. "Nós podemos começar a olhar como os genes são regulados, e como as variações individuais na regulação genética podem afetar as reações dos pacientes."

Primas leveduras?

Finalmente, os cientistas compararam a informação genética dos seres humanos com a de um chimpanzé.
Eles constataram que, no que diz respeito à regulação dos genes, parece haver tanta variação entre um ser humano e outro, como entre nós e nossos primos.
Em um outro estudo, publicado na revista Nature, um grupo de pesquisadores liderados por Snyder e por Steinmetz Lars descobriu que diferenças similares na regulação genética também podem ocorrer entre os humanos e um organismo que está muito distante de nós na árvore evolutiva: a levedura, ou fermento de padaria.
Um outro estudo demonstrou que cada pessoa possui tantas mutações genéticas que, na verdade, nós já somos todos mutantes.


Isenção vestibular UFMG 2011

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) divulgou o edital do programa de isenção da taxa de inscrição para o processo seletivo 2011. As inscrições serão realizadas no período de 12 de abril a 10 de maio.

Além da isenção integral, também serão concedidos descontos parciais de 50%. Para concorrer ao beneficio o candidato deve:
- Já ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando a última série desse nível;
- estar inscrito no ensino médio por exame supletivo e comprovar aprovação em, no mínimo, quatro matérias desse curso;
- estar cursando o EJA (ensino médio por curso de educação de jovens e adultos) e comprovar a conclusão do primeiro ano desse curso.
O candidato deverá preencher o formulário socioeconômico, no site do vestibular, imprimir a folha do endereço do destinatário e do remetente e enviar pelo correio junto com os documentos necessários, até o dia 14 de maio.
Veja a documentação comprobatória exigida, no item quatro do edital de isenção.
O estudante que não tiver acesso à internet poderá utilizar os postos de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, no centro cultural da UFMG (Av. Santos Dumont, 174, Centro - Belo Horizonte) e, também, na sede da Copeve (Av. Presidente Antônio Carlos, 6.627, Pampulha - unidade administrativa III, 2º andar, campus Pampulha da UFMG - Belo Horizonte).
No último dia de inscrição, o requerimento estará disponível na internet até as 19h. O resultado geral será divulgado a partir do dia 2 de agosto.
Outras informações podem ser obtidas no site do vestibular e no edital de isenção.

http://www.ufmg.br/copeve/site/index.php#-1