Sucesso evolutivo

As minhocas são a espécie de maior sucesso evolutivo

Quais serão as espécies com maior sucesso evolutivo no planeta? O ego levar-nos-á a pensar em nós próprios, os pessimistas pensaram nas bactérias, os mais dados a mitos pensarão nas baratas. Mas no novo livroWhat on Earth Evolved?, Christopher Lloyd faz as contas e chega a uma conclusão que agradaria a Charles Darwin, que também incluiu estes seres entre os seus vastos interesses: as minhocas.
As minhocas, diz o autor, um jornalista de ciência, ao jornal britânico Sunday Telegraph, sobreviveram a cinco grandes extinções de vida na Terra e tornaram a civilização humana possível, ao produzirem e fertilizarem o solo, onde nascem as plantas de que os animais, como nós, se alimentam.
“Nós só por cá andamos há uns 160 mil anos e o antepassado directo das minhocas surgiu há 600 milhões de anos”, comentou o autor, cujo livro é publicado no âmbito das comemorações dos 200 anos de Darwin e os 150 daTeoria da Evolução Através da Selecção Natural.
E quanto aos humanos, em que posição nos coloca Lloyd? Num honroso sexto lugar, depois de algas (que produzem oxigénio vital para nós e todos os outros animais respirarem) e de cianobactérias.
Mas ainda assim à frente dos corais, das leveduras, do vírus da gripe – e do fungo que dá origem à penicilina.


Fonte: Jornal Público / Biologia e geologia na escola

0 comentários:

Postar um comentário